Plantão
Meio Ambiente

Mangueijoada e funcionários do INEMA de Eunápolis, iniciam a implantação de Horta Comunitária!

Publicado dia 03/11/2019 às 10h11min | Atualizado dia 21/11/2019 às 13h51min
No domingo (27 de outubro de 2019), os associados da Mangueijoada e funcionários

No domingo (27 de outubro de 2019), os associados da Mangueijoada  e funcionários do INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos participaram do primeiro  mutirão de implantação da Horta comunitária no Bairro Dina Borges, no fundo da Câmara de Vereadores e  ao lodo do INEMA, em atividade de  cercamento da área,  cedida temporariamente,  pelos irmãos Barbosa,  até o dia em que os mesmos  iniciarem  a construção de suas residências no local.

O mutirão faz parte de uma parceria que vem dando muito certo, no que tange a ações sócio-ambiental, sendo a primeira ação realizada com  êxito total, a arborização das ruas próximas ao INEMA que receberam arvore nativas da mata atlântica de diversas espécies, entre elas, as cedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Eunápolis  e  pelo Viveiro Suçuarana de propriedade do Senhor Danilo Sete,. O ponto alto do plantio ficou por conta das mudas plantadas de Jacarandá, cedidas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Veja histórico e importância do Jacarandá para nosso Brasil e  Região

Há muitos anos, toda a costa do nosso país era coberta pela Mata Atlântica, com toda a sua diversidade de espécies. Mas hoje é bem diferente... Toda essa riqueza está acabando e os animais e vegetais correm risco de extinção.

Nome Científico: Dalbergia nigra

Família: Angiospermae - Fabaceae - Faboideae 

Origem: Brasil

 

Ocorrência Natural: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


Características Morfológicas: Essa espécie varia entre 15 e 25 metros comprimento e tem tronco de 40 a 80 centímetros de diâmetro. As folhas são compostas pinadas, com 11 a 17 folíolos. Apresenta flores brancas e frutos em pequenas vagens achatadas, contendo uma ou duas sementes. . A copa, aberta, lembra um bonsai gigante.

 A madeira é considerada própria para a feitura de mobiliário de luxo, sobretudo a construção de pianos. O jacarandá-da-bahia se adapta bem a terrenos secos, sendo uma árvore ótima para plantios mistos em áreas degradadas de preservação. tornou-se a mais cobiçada na fabricação de instrumentos musicais.

O JACARANDÁ DA BAHIA

12 novembro, 2010 por mlheine

Junte-se a nós na  recomposição das nossas riquezas

ambientais!

O êxito do Mutirão do cercamento da Horta, foi comemorado  no Parque da Renovação, em conjunto com a aniversariante do dia, Senhora Rai,Moradora do citado Bairro e  ex aluna do curso Pronatec/IFBA, que teve como professor o Vice presidente da Mangueijoada, senhor Jonas Nascimento.

No próximo domingo ( 03/11/2019),  teremos mais uma reunião ordinária da Mangueijoada, no Escritório Bar, teremos como atrativos: a iguaria moqueca de peixe e a apresentação da banda P&G, que certamente encantará o ambiente com a musicalidade poética que os acompanha.

Fonte: Jonas Nascimento